• 14Jan2016
  • Lifestyle

23 Espaços Bio(lógicos)

Comida saudável já não significa ausência de sabor. Aqui, apresentamos novos - e bons! - espaços orgânicos. Fotos: © D.R.

LT_M

Mais do que contar calorias e pensar em nutrientes, comer bem é essencial para o organismo. Seja Inverno ou Verão, aproveite para conhecer os melhores restaurantes e padarias 100% biológicos do país que oferecem os melhores – e mais saborosos! – pratos todo o ano.

P.S. Se não lhe apetecer jantar fora, também temos solução: fizemos uma seleção de mercados biológicos.

 

Lisboa

Supermercados

Biomercado

Mais do que um supermercado biológico, o Biomercado – situado na Avenida Duque de Ávila – é também um local de restauração a explorar na cidade lisboeta.

Desde os frescos, vinhos e produtos de cosmética do mercado, ao restaurante da sala ao lado onde pode degustar as sopas e quiches ou provar os muffins ao pequeno-almoço, todos os produtos vendidos e refeições confeccionadas são de origem biológica.

Mercado Biológico Alfazema

Também dentro do conceito mercado-restaurante, o Mercado Biológico Alfazema dá prioridade ao que é nacional e oferece uma grande variedade de produtos biológicos, sem lactose e sem glúten.

Aqui, pode também encontrar produtos de limpeza e higiene pessoal ou desfrutar dos deliciosos almoços da cafetaria do mercado, de segunda a sexta na Lapa, Lisboa.

Maria Granel

Para além de tudo 100% biológico, como o nome indica, esta mercearia vende tudo a granel. No nº 22B da Rua José Duro – em Alvalade – os clientes levam apenas a quantidade desejada dos produtos expostos em dispensadores e caixas de acrílico, uma vez que nada é embalado ou empacotado.

Na Maria Granel existe ao seu dispor uma extensa variedade de cafés, chás, especiarias e muito mais.

A Mercearia

Bem no coração de Lisboa, é fácil de descobrir num edifício antigo do Chiado, uma mistura de mercearia com restaurante num ambiente rústico e tradicional.

Das 8h às 20h nos dias úteis, entre para comprar os legumes e frutas frescos – claramente biológicos – ou almoçar uma leve e saudável salada de atum marinado.

Aos fins-de-semana experimente os sumos naturais e diversidade de brunches.

Mercado Biológico do Príncipe Real

Resultado de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Agrobio, o Mercado Biológico do Príncipe Real oferece azeite, vinho, pão, ervas aromáticas, e muito mais, para além das já habituais frutas e legumes frescos.

Realiza-se todos os sábados das 8h às 14h no Largo do Príncipe, onde não só pode comprar os seus produtos biológicos, mas também fazer degustações com os próprios produtores.

Mercados Agrobio

Os Mercados Agrobio, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, estão distribuídos pelo país e realizam-se maioritariamente todos os sábados das 9h às 14h para lhe proporcionar os melhores produtos biológicos provenientes de todo o território nacional.

Estes, localizam-se em Algés, Almada, Amadora, Aveiro, Carcavelos, Cascais, Campo Pequeno, Loures, Oeiras, Portimão e Setúbal.

Supermercados Brio

Com o objectivo de tornar os produtos biológicos mais acessíveis para todos, os Supermercados Brio oferecem uma quantidade diversificada de cosmética natural, peixe e carne frescos, pão, lacticínios e comida para animais, entre outros.

Pode dirigir-se a Campo de Ourique, Carnaxide, Picoas, Estoril e Chiado ou usufruir do sistema de entregas ao domicílio para compras superiores a cinquenta euros disponibilizao pelo supermercado.

Biocoop Lisboa

A cooperativa de consumidores BIOCOOP que visa a divulgação e comercialização de agricultura 100% biológica, está situada em Lisboa e aberta se segunda à sábado.

Fazem parte de uma gama extensa de todos os tipos de produtos alimentares, os queijos, chás de plantas, leguminosas e especiarias. Roupa interior e detergentes, por outro lado pertencem à inúmera lista de bens não alimentares ecológicos disponíveis.

Amor Bio

A fusão entre a paixão dos fundadores com a vontade de divulgar um estilo de vida biológico e mais saudável resultou, como o nome indica, na iniciativa Amor Bio.

Aqui, todos os bens alimentares disponíveis como compotas, massas, mel e iogurtes, são certificados e maioritariamente portugueses. Adquira-os na Praça de Alvalade, em Lisboa.

Miosótis

Também sem químicos ou produtos geneticamente modificados, o Miosótis dispõe de uma combinação supermercado-cafetaria, localizado na Rua Marquês Sá da Bandeira, perto da Gulbenkian. O tofu, a soja e outros produtos disponibilizados por este supermercado facilitam indubitavelmente a adaptação de um estilo de vida mais saudável.

Bebé Gourmet

Proporcionar às famílias mais atarefadas uma alimentação saudável, biológica e caseira é o conceito da Bebé Gourmet – uma marca especializada em alimentação infantil.

A comida, confeccionada para bebés a partir dos 4 meses, varia desde sopas, a pratos principais e sobremesas. Para além da loja, em Telheiras, a Bebé Gourmet aceita encomendas e disponibiliza um serviço de catering que fornece a sua comida – toda biológica – a creches e infantários.

 

Restaurantes

Organic caffe

Promover a saúde através de uma alimentação equilibrada e orgânica foi o que motivou a naturopata Mariana Pessanha a abrir o Organic Caffe no Banyan Tree Spa, Hotel Palácio, Estoril.

Num espaço tranquilo com decoração alusiva à natureza, e com uma ementa elaborada pela própria Mariana – onde só entram alimentos sem lactose, glúten, conservantes, açucares ou temperos processados – pode experimentar o strogonoff de cogumelos e lentilhas ou o fresco cheesecake com cobertura de frutos vermelhos.

Aqui, mais do que um restaurante, preza-se a integridade do restaurante que respeita a época sazonal dos alimentos pelo que por vezes alguns pratos não estejam disponíveis devido a esse mesmo facto.

Pachamama

Divindade alienada à terra-mãe é o significado do seu nome. Para aqueles que não ficam indiferentes a um ambiente sereno enquanto desfrutam de uma refeição saudável onde tudo é orgânico – incluindo o café e o gin tónico – então o nº46 da Rua Boqueirão do Duro, em Santos, é o local ideal.

Para além de almoçar e jantar, pode também tomar o pequeno-almoço e provar o pão – sim, o Pachamama também tem padaria – cujas farinhas biológicas foram moídas por um moinho de pedra.

Lady Bug – Sumos Biológicos

É na Avenida João Crisóstomo, no Saldanha, que se encontra este pequeno grande espaço. Pequeno em tamanho e grande em iniciativa, os deliciosos sumos 100% biológicos Lady Bug dividem-se em duas categorias: os mais simples relacionados com o bem-estar e os mais funcionais e consistentes que atendem às funções diárias do organismo – todos à base de frutas e vegetais, excluindo quaisquer açucares ou aditivos.

Na loja encontra também uma mercearia com produtos maioritariamente portugueses e que não foram alterados geneticamente.

In Bocca al Lupo

Para os verdadeiros amantes de pizza, localiza-se no bairro do Príncipe Real, em Lisboa, a perfeita combinação entre esta especialidade italiana e os ingredientes orgânicos numa decoração simples e acolhedora.

A particularidade desta pizzeria está na massa fina e sem fermento, e nos alimentos importados ou comprados a distribuidores biológicos. Experimente também as sobremesas e cervejas artesanais.

The Cru

“Comer para ser feliz” é o lema deste espaço onde tudo é 100% biológico, sem glúten ou lactose e, portanto, dos únicos restaurantes que reúnem todas as componentes para uma alimentação saudável.

Desde os açais e famosos wrepes aos pequenos-almoços ricos em fruta, não vai ficar indiferente ao The Cru nem mesmo se ainda não for totalmente adepta de um healthy lifestyle.

A iniciativa – inteiramente nacional – partiu de cinco sócios que visavam marcar a diferença na área da alimentação.

 

Padarias

Quinoa

É na baixa pombalina, num edifício com mais de 100 anos e com uma imponente escadaria do século XVIII, que se encontra esta padaria biológica.

Neste espaço, agora contemporâneo em tons preto e branco, faz-se diariamente dez deliciosas variedades de pão biológico de que pode desfrutar durante um brunch antes de passear pelo Chiado.

Para além da padaria e restaurante, a Quinoa tem também uma loja gourmet onde se vende patés, conservas de atum dos Açores, vinhos e outras especialidades.

Fábrica dos Sabores

Depois dos pequenos-almoços apressados durante cinco dias da semana, a acolhedora Fábrica dos Sabores é o local perfeito para um pequeno-almoço ideal.

Com uma montra interminável de croissants e muffins, e um vasto menu de outras iguarias para qualquer refeição, esta padaria artesanal localiza-se em Lisboa, no Saldanha.

Aqui, com a cozinha exposta aos clientes, estes podem comprovar que a farinha é 100% biológica e os alimentos fabricados artesanalmente, para além do cheiro a pão quentinho pela manhã.

 

Região do Norte

 

Horta à Porta

Com produtos provenientes de áreas como Trás-Os-Montes, Famalicão e Lourinhã, esta iniciativa visa promover a qualidade de vida da população através de uma empresa certificada de distribuição e entrega ao domicílio de produtos de origem biológica.

Quintal Bioshop

Uma mistura de palco para workshops, mercearia e cafetaria, esta loja biológica permite aos seus clientes fazerem aqui as suas compras sustentáveis.

Produtos biológicos e cosmética natural é o que pode comprar neste “quintal” da Rua do Rosário, para além de poder experimentar as sandes de tofu fumado e os sumos orgânicos num ambiente muito familiar antes de aproveitar o Sol do Porto.

Black Mamba – Burgers & Records

Afirmam que não são um restaurante. É antes uma loja de discos focada no mercado do vinil, cassetes, publicações e merchandising  que ao mesmo tempo confecciona refeições fast food de origem biológica e saudável.

Com música direcionada a estilos menos convencionais pode ainda usufruir da pastelaria com produtos de baixo teor calórico, colesterol e que se adequa àqueles que são intolerantes à lactose. Na Rua Mártires da Liberdade, Porto.

Da Terra

Foi um dos primeiros restaurantes vegetarianos a abrir na Invicta. Com uma decoração agradável e em tons terra, este restaurante com conceito buffet é ideal para quem é fã da combinação de produtos biológicos e vegetarianismo.

Este espaço na baixa portuense tem saladas frias, sopas, moqueca de tofu e outras especialidades, para além de menus adultos e para os mais pequenos. As sobremesas vegan e sumos detox vão também certamente ajudar a fortalecer o seu sistema imunitário.

Suribachi

Num ambiente de relaxamento e calma, o Suribachi – um dos restaurantes macrobióticos mais antigos do Porto – oferece não só boa comida, mas também sumos e chás biológicos para os mais saudáveis.

Na loja, encontra ainda suplementos, produtos alimentares e cosmética orgânica. Situa-se numa das ruas mais movimentadas e turísticas da cidade do Porto, a Rua do Bonfim.

  • As frutas biológicas do Biomercado

     

    As frutas biológicas do Biomercado

  • Mercado Biológico de Alfazema

     

    Mercado Biológico de Alfazema

  • O interior da Maria Granel

     

    O interior da Maria Granel

  • Especiarias Maria Granel

     

    Especiarias Maria Granel

  •  

  • As cores vibrantes d' A Mercearia, no Chiado

     

    As cores vibrantes d' A Mercearia, no Chiado

  • A salada de atum fresco

     

    A salada de atum fresco

  • Um dos mercados Agrobio

     

    Um dos mercados Agrobio

  • Amor Bio, na Praça de Alvalade

     

    Amor Bio, na Praça de Alvalade

  • A variedade do Miosótis

     

    A variedade do Miosótis

  • O interior clean e tranquilo da loja Bebé Gourmet

     

    O interior clean e tranquilo da loja Bebé Gourmet

  • Organic Caffe, Estoril

     

    Organic Caffe, Estoril

  • A esplanada tranquila no exterior

     

    A esplanada tranquila no exterior

  • Corvina ao Sésamo com puré de couve flor, uma das especialidades

     

    Corvina ao Sésamo com puré de couve flor, uma das especialidades

  • O design moderno do Pachamama

     

    O design moderno do Pachamama

  •  

  •  

  • Um dos sumos Lady Bug composto por abacaxi, uva, chá dente de leão, chá verde e pepino

     

    Um dos sumos Lady Bug composto por abacaxi, uva, chá dente de leão, chá verde e pepino

  • O restaurante In Bocca al Lupo no interior

     

    O restaurante In Bocca al Lupo no interior

  • A pizza hortolana, com deliciosos legumes grelhados

     

    A pizza hortolana, com deliciosos legumes grelhados

  • Uma das sopas do The Cru

     

    Uma das sopas do The Cru

  • Um dos açaís

     

    Um dos açaís

  • A salada de camarão e quinoa vermelha

     

    A salada de camarão e quinoa vermelha

  • Quinoa, na Rua do Alecrim

     

    Quinoa, na Rua do Alecrim

  •  

  • O pão da Fábrica dos Sabores de origem 100% biológica

     

    O pão da Fábrica dos Sabores de origem 100% biológica

  • Um dos cabazes da empresa Hora à Porta

     

    Um dos cabazes da empresa Hora à Porta

  • O Quintal Bioshop, na Rua do Rosário

     

    O Quintal Bioshop, na Rua do Rosário

  • O espaço Black Mamba

     

    O espaço Black Mamba

  • O apelativo restaurante daTerra

     

    O apelativo restaurante daTerra

  • Umas das refeições leves do daTerra

     

    Umas das refeições leves do daTerra

  • Os sumos orgânicos do Suribachi

     

    Os sumos orgânicos do Suribachi