Oito Ideias Para se Render Definitivamente ao Verniz Mate

Diretamente do Instagram para a próxima vez que não souber «o que vestir» nas mãos. Por: Joana Moreira -- Imagens: © D. R. Instagram @paintboxnails (2), @mpnails, @aliciatnails, @cassmariebeauty, @adycrappo, @jessicawashick, @nailjob.

Quando o frio está oficialmente instalado, já só apetece vestir casacos e camisolas e uma lista infindável de peças que nos tapam da cabeça aos pés. O que fica à mostra, sempre, independentemente da estação? As mãos. Por isso há que adorná-las agora, mais do que nunca. Se achava que os vernizes mate eram apenas «mais um» acabamento, desengane-se.

Abaixo, encontra oito ideias para recriar manicures fora do habitual, todas cortesia da fonte inesgotável de inspiração: o Instagram.

 

Mate com pinta

Na verdade a fórmula pode ser replicada com quaisquer cores, mas a dupla cinzento com millennial pink é a combinação perfeita para uma manicure tão feminina quanto badass. Basta aplicar um tom sobre toda a unha e sobrepô-lo com um círculo perfeito com o outro.

 

Mate Néon 

Para quem acha a febre do néon demasiado, esta é uma forma de embarcar na onda de uma forma mais subtil. Basta adotar a cor – neste caso, o laranja – num acabamento mate. Se o desejar, pode dar um twist extra criando um design delicado com um verniz num tom mais claro.

Mate com cromado 

Um tom neutro em toda a unha e, na ponta, o inesperado: o rebordo a verniz cromado. É a não-tão-clássica manicure francesa, com um aspeto renovado, graças ao enorme contraste entre as cores e os acabamentos.

Mate com polkadot

Longe vai o tempo em que verniz preto era para exclusivo dos movimentos punk ou emo. Aqui, o look é conseguido através da sobreposição do preto sobre preto. A diferença é que um é mate e o outro é glossy, para, criando bolas com o último, conseguir um efeito que simula os padrões polkadot.

Mate pastel 

Todas as cores são permitidas, mas com um nível de saturação nos mínimos – isto é, apenas em tons pastel. É o ponto de partida para uma nail art que tem como elemento unificador o design, porque a cor, essa, é única em cada unha.

Mate com salpicos metálicos 

Quando não chega fazer uma manicure mate simples e é preciso dar tudo: vernizes de todas as cores, aplicados de forma a criar um gradiente de cor e, por cima, rematar com salpicos de verniz metálico, preferencialmente dourado. Et voilà.

Mate a três cores

Indecisa? Escolha três cores. Idealmente neutras o suficiente para que, juntas, criem uma paleta cromática que não interfira com demasiados looks. O preto, branco e dourado são apostas seguras. Basta pintar a unha com um dos tons, fazer a ponta da manicure francesa com outro e uma meia lua onde nasce a unha com o último.

Mate com um twist

Parece mesmo uma manicure regular, só que não. Depois de fazer o processo base de um look com apenas um verniz, basta escolher o mesmo tom numa versão brilhante e aplicar na diagonal num dos cantos da unha.