Seis Produtos Inspirados no Café a Incluir no Seu Menu de Beleza

Um café na rotina de beleza, por favor. Por: Carolina Adães Pereira -- Imagens: © D. R.

Fiel companheiro de todas as manhãs no momento de acordar e preparar o dia de trabalho que nos espera. Sim, assumimos aqui a nossa dependência por uma boa chávena de café, seja servido puro e forte, suavizado em forma de latte ou cappuccino. As propriedades do café há muito que foram descobertas pela indústria da cosmética, sendo muito comum encontrar cafeína nas listas de ingredientes de cremes e não só, apesar de quase nem darmos por isso. Mas se gostamos tanto de beber café, porque não incluí-lo de uma forma consciente em outras rotinas diárias?

Herói da cosmética

Nos cremes de olhos são quase presença obrigatória, ajudando a reduzir o inchaço e a iluminar as olheiras. Quando aplicado no período noturno, o creme atua durante o sono e, de manhã, o resultado é de um olhar bem menos marcado pelo cansaço. Também é muito comum encontrarmos esfoliantes corporais cafeínados, muitos até em versões DIY, onde os grãos de café são utilizados quase na sua forma natural para esfoliar a pele de forma eficaz, mas não demasiado agressiva, deixando-a suave ao toque.

O café também tem outros benefícios escondidos, que nem sempre lhe associamos, como as propriedades antioxidantes. Quando pensamos em antioxidantes são os frutos vermelhos, como a romã, que nos vêm à mente. No entanto, o café cumpre bem o propósito de combate aos sinais de envelhecimento prematuro da pele.

Também o cabelo pode sair muito beneficiado com a opção por produtos com cafeína, resultando na prevenção da quebra da fibra capilar e em muito mais brilho.

Poderes secretos

Já percebemos que produtos com café podem ser os aliados ideais da pele, mas o próprio consumo desta bebida pode ser benéfico para a nossa saúde e aparência. Um estudo publicado em 2015, pelo Journal of the National Cancer Institute da Universidade de Oxford, revelou que pessoas que bebem, em média, mais de quatro cafés por dia tem menos 20% de probabilidade de serem diagnosticados com cancro da pele.

Não só dá a dose de energia certa para começar o dia, como também pode ser o melhor amigo do seu protetor solar. Além de que tem aquele aroma reconfortante! Há incentivo melhor do que este para o incluir na sua rotina? Na galeria abaixo encontra uma série de produtos que compõe o menu perfeito: é servida?

Este artigo foi originalmente publicado na ELLE de fevereiro de 2018.