Estudo Revela Que a Expressão «Sono de Beleza» Não é um Mito

Uma boa noite de sono não faz milagres, mas faz-nos mais bonitos aos olhos dos outros, diz novo estudo. Por: Joana Moreira -- Imagens: ©

Quando chegam as 7:00,  o botão snooze é tentador. 7:05, 7:10, 7:15. Queremos sempre ficar mais uns minutos na cama e agora há mais um argumento a favor (mas só se for para dormir). Depois do Napercise, um novo estudo revela que as pessoas que têm uma boa noite de sono são percecionadas como menos atraentes. A notícia foi avançada pela BBC.

Os investigadores do The Karolinska Insitute, uma das maiores faculdades de medicina da Europa, pediram a 25 alunos, homens e mulheres, para dormir duas boas noites de sono seguidas. Depois, pediram que dormissem apenas quatro horas durante as duas noites seguintes. Tiraram fotografias – sem maquilhagem, claro – em ambas as situações.

A seguir pediram a 122 indivíduos que olhassem para essas fotos e as avaliassem em níveis de atração, saúde, sonolência e confiança. E fizeram uma pergunta: «Quanto gostava de socializar com esta pessoa?». Auch.

A resposta foi clara. Os inquiridos revelaram que gostavam de socializar menos com os estudantes mais cansados, que também consideravam como menos saudáveis. Além disso, se a foto fosse de alguém que estivesse cansado ou sonolento, a sua pontuação na atração era mais reduzida.

«Uma cara que parece pouco saudável, quer seja por deprivação de sono quer seja por outro motivo, pode ativar nos outros mecanismos para evitar doenças», diz o estudo dos investigadores Tina Sundelin, Mats Lekander, Kimmo Sorjonen e John Axelsson.