Ter Alguém Com Quem Fazer Exercício Pode Trazer Benefícios

E não, não tem de envolver um namorado. Imagem: © Signe Vilstrup.

Um estudo conduzido pelo departamento de Cinesiologia (que se define, segundo o dicionário da Porto Editora, como uma «terapia alternativa que usa o teste muscular como forma de identificar desequilíbrios») da Universidade de Indiana nos Estados Unidos concluiu que casais que iam ao ginásio e treinavam juntos, tinham apenas 6% de probabilidade de desistirem da rotina previamente estabelecida, enquanto que casais que treinam separados tinham uma taxa de desistência sete vezes maior. A outra boa notícia é que, tal como as Kardashians, que treinam muitas vezes em família ou entre amigas, em sessões de exercício intenso, não precisa de estar numa relação amorosa para esta premissa ter efeito na sua vida.

 

No Ginásio

Se procura um novo parceiro de treino, comece por experimentar todas as modalidades disponíveis no seu ginásio que lhe despertem curiosidade e vão de encontro aos seus interesses. Depois de escolher a aula que mais a motiva, passe a frequentá-la em determinado dia e hora da semana com regularidade. A probabilidade de encontrar alguém que faça o mesmo é elevada. Depois basta ficarem amigos, porque os interesses, os objetivos e a rotina, já é similar. Aproveite ainda para participar nos open days dos ginásios, que acontecem normalmente uma vez por mês, onde são apresentadas novas rotinas de exercício para as próximas semanas ou meses. O desafio de aprender coisas novas é a oportunidade perfeita para pedir ajuda ou tirar dúvidas com alguém que está na mesma situação.

 

Em Casa

Se não é fã de ir ao ginásio, é aqui que a tecnologia e as redes sociais entram em ação. Seja qual for a plataforma que escolher, há um mundo inteiro por descobrir e onde pode ficar horas a transpirar. No YouTube ou através de aplicações para o telemóvel ou tablet, pode fazer o download de vídeos de aulas virtuais ou tutoriais de exercícios. Se gostar, procure através do Facebook por grupos de corrida ou de treino exterior que se juntam semanalmente na sua área. É mais motivante e divertido.
Pode ainda seguir planos de treino idealizados por especialistas em fitness, como por exemplo o Bikini Body Guide da australiana Kayla Itsines, onde a personal trainer vai partilhando os resultados dos utilizadores no Instagram através da hashtag #bbgprogress.

 

 

Este artigo foi originalmente publicado na ELLE de agosto de 2017.