Estas São as 15 Mulheres Mais Admiradas do Mundo

Há atrizes, apresentadoras, políticas e ativistas na lista. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R., Gtresonline

Seja pelos papéis que desempenhou em diversos filmes ou pela sua faceta enquanto ativista, Angelina Jolie está no topo da lista das mulheres mais admiradas no mundo, realizada pela YouGov. Esta empresa de pesquisa britânica conduz, todos os anos, um inquérito em vários países para identificar quem são as figuras por quem a maioria dos homens e mulheres têm admiração. Desta vez, a investigação expandiu-se a 35 nações – o maior alcance desde a sua criação – e conseguiu abranger a opinião de mais de 37 mil pessoas.

Figuras do entretenimento em destaque 

A maioria das integrantes da lista pertence à indústria do entretenimento, mas também surgem nomes de mulheres do universo da política e do ativismo. Depois da atriz dos filmes Maléfica e Salt, segue-se a ex-primeira dama americana, Michelle Obama, que, coincidentemente, aparece em segundo lugar, na mesma posição que o seu marido na lista masculina. A apresentadora Oprah Winfrey, a rainha Isabel II, de Inglaterra, e primeira-ministra britânica, Theresa May, fazem ainda parte das escolhas da população destes 35 países.

Emma Watson é uma das mulheres que se destacou neste último ano, de acordo com a tabela. Desde 2016 que a atriz de A Bela e o Monstro subiu sete lugares na lista, tendo passado da 13º posição, nesse ano, para ocupar agora o 6º lugar.

«Quem é a figura que verdadeiramente admira?» e «Quem é que MAIS admira?» foram as perguntas chave para compor esta lista, que espelha a combinação de resultados de ambas as questões. A metodologia aplicada tem, ainda, em conta a densidade populacional e o acesso à internet, que é diferente de país para país.

No caso de Portugal, contudo, as preferências não foram conhecidas, uma vez que o país não foi um dos locais escolhidos para a investigação. No entanto, pode ver quais são as escolhas dos habitantes dos Estados Unidos, Espanha, Brasil ou Reino Unido no site da YouGov.

Na galeria, em baixo, veja quem são, então, as 15 mulheres mais admiradas no mundo.