Amazon Prepara-se Para Produzir uma Série de O Senhor dos Anéis

«My precious». Por: Joana Moreira -- Imagens: © D. R

Os rumores circulavam desde a semana passada, mas agora é oficial: personagens como Frodo Baggins, Bilbo ou Gandalf vão invadir o pequeno ecrã. Isto porque a Amazon anunciou esta segunda-feira que adquiriu os direitos televisivos da saga O Senhor dos Anéis, com vista a transformar a história de culto de J.R.R. Tolkien numa série de múltiplas temporadas – e com potenciais spin-offs.

A adaptação televisiva vai contar histórias do período que antecede A Irmandade do Anel, o livro que foi a base para o argumento daquele que é o primeiro da trilogia de filmes da autoria de Peter Jackson, O Senhor dos Anéis – A Irmandade do Anel (2001), ao qual se segue O Senhor dos Anéis – As Duas Torres (2002) e O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003).

«O Senhor dos Anéis é um fenómeno cultural que capturou a imaginação de gerações de fãs através da literatura e do grande ecrã», disse em comunicado Sharon Tal Yguado, responsável pelo departamento de séries da Amazon Studios desde que, no mês passado, Roy Price e Joe Lewis saíram na sequência de queixas de assédio sexual. «Estamos honrados por estar a trabalhar com o Tolkien Estate and Trust, a [produtora] HarperCollins e a New Line [uma divisão da Warner Bros. Entertainment] numa nova e épica aventura na Terra Média (Middle Earth)». Note-se que a trilogia foi nomeada pelos clientes da Amazon o livro do milénio em 1999.

Ainda não há, contudo, quaisquer nomes associados ao elenco e equipa da série, bem como data de estreia prevista. No entanto, tudo parece apontar para que esta última se aproxime da da exibição da última temporada de A Guerra dos Tronos, da concorrente HBO, em 2019.

A saga do universo de fantasia criado pelo britânico J.R.R. Tolkien na década de 50 foi transposta para o cinema nos anos 2000, onde arrecadou mais de 2,5 mil milhões de euros em bilheteiras a nível mundial e ganhou 17 Óscares, incluindo o de melhor filme, realizador e argumento adaptado com o último filme.