Esta é a Primeira Barbie de Sempre a Usar Um Véu Islâmico

Ibtihaj Muhammad foi a mulher que inspirou a Mattel a criar a primeira Barbie com o simbólico acessório. Por: Joana Moreira -- Imagens: © Gtresonline e Instagram

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, Ibtihaj Muhammad não é estranha a quebrar barreiras. Depois de se tornar a primeira atleta olímpica norte-americana a usar um véu islâmico – ou hijab -, Ibtihaj fez história ao ser a primeira mulher muçulmana de nacionalidade americana medalhada na esgrima.

Desta vez, a atleta acaba de dar mais um passo para pôr termo aos preconceitos. Em colaboração com a Mattel, acaba de criar uma Barbie à sua imagem: a primeira Barbie de sempre a usar um véu islâmico. A figura faz parte do Barbie Shero Program, uma iniciativa da marca que procura homenagear mulheres que marcam a história contemporânea, trilhando caminho para um mundo com mais oportunidades para as mulheres em todo o mundo, através da recriação das mesmas sob a forma de bonecas.

«Ao brincar com a Barbie, eu pude imaginar e sonhar sobre quem eu poderia vir a ser. Adoro que a minha relação com a Barbie tenha chegado até este ponto. Agora, tenho a minha própria boneca a usar um hijab que a próxima geração de raparigas vai poder usar para brincar e imaginar os seus próprios sonhos», disse a esgrimista ao Bustle.

No instagram, a atleta também partilhou o feito, admitindo que este «é um sonho de infância tornado realidade». A boneca inspirada em Ibtihaj Muhammad vai estar disponível a partir do próximo ano.