Mattel Cria Barbies Para Homenagear «Mulheres Inspiradoras»

A Barbie Frida Kahlo, contudo, levanta uma questão: onde está a sobrancelha única (vulgo, «monocelha») ? Por: Joana Moreira -- Imagens: © D. R.

As bonecas foram, desde sempre, fonte de inspiração das crianças que com elas brincavam. A Barbie, que surgiu em 1959, é uma delas. Mas a imagem que hoje existe da boneca da Mattel é muito distinta da inicial. A associação de Barbies ao clássico modelo de cabelo loiro, olhos azuis, e figura de ampulheta é algo que tem vindo a ser combatido pela marca.

Começou com o corpo da boneca mais famosa do mundo a ganhar novas formas e continuou com a marca a criar uma série de Barbies que celebram mulheres que se destacam em áreas vistas como tipicamente masculinas – é daí que surge a Barbie Astronauta, a Barbie Jogadora de Basquete, a Barbie Bombeira ou as Barbies Jogadoras da Seleção Feminina de Futebol.

Desta vez, a Mattel aproveitou a ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se celebra esta quinta-feira, dia 8 de março, para lançar três novas bonecas que homenageiam «mulheres inspiradoras»: a artista Frida Kahlo, a cientista espacial e matemática Katherine Johnson e Amelia Earhart, a primeira aviadora feminina a sobrevoar o Oceano Atlântico.

«Enquanto marca que inspira o potencial sem limites das crianças, a Barbie vai honrar a sua linha de mulheres inspiradoras com novas adições, no Dia Internacional da Mulher, porque nós sabemos que não podes ser aquilo que não vês», disse Lisa McKnight, vice-presidente da Barbie, em comunicado oficial.

Contudo, ainda não há data prevista para a chegada das bonecas às lojas portuguesas.

As sobrancelhas de Frida Kahlo

Entre as três bonecas, a que está a causar mais polémica é a de Frida Kahlo. A artista, conhecida também pela sua postura contra as pressões sociais e padrões sexistas, exibiu sempre uma proeminente sobrancelha única – vulgarmente designada como «monocelha». No entanto, a marca optou por não realçar esta característica na boneca inspirada na pintora, colocando apenas alguns pelos sobre a zona em causa.