Bibiana Steinhaus É a Primeira Árbitra Num Grande Campeonato Europeu

A alemã, que arbitrou durante 10 anos na segunda divisão, figura agora entre os 24 árbitros da «Bundesliga». Por: Joana Moreira -- Imagens: © D. R. Instagram

Este domingo, pela primeira vez, uma mulher apitou a partida de um jogo de um dos grandes campeonatos europeus, a Bundesliga, a primeira divisão do campeonato alemão.

Bibiana Steinhaus arbitrou o Hertha Berlim – Werder Bremen (1-1), na terceira jornada da liga alemã. Até então, algumas mulheres já tinham sido árbitros auxiliares noutros países na Europa, mas a polícia, de 38 anos, é a primeira a desempenhar o cargo de árbitra principal.

Bibiana Steinhaus começou a carreira de árbitra profissional em 1999 e foi a primeira mulher alemã a apitar na liga alemã de futebol feminino. «Nunca fiz isto com um objetivo de emancipação. Fiz simplesmente aquilo que amo. Mas se sou um exemplo para muitas jovens raparigas, ou mesmo uma pioneira para fazer avançar a igualdade de direitos, fico satisfeita, evidentemente», disse Steinhaus numa entrevista poucos dias antes do jogo.

Reinhard Grindel, presidente da federação alemã de futebol, mostrou-se agradado com aquele que julga ser o primeiro passo para mais mulheres em campo: «quero dar os meus parabéns ao comité de arbitragem, cuja decisão mostra que se alguém trabalhar bem e der boas indicações pode ter sucesso independentemente do sexo. Espero sinceramente que esta promoção possa servir de incentivo às jovens alemãs que queiram seguir a arbitragem, com a Bibiana a servir como exemplo de sucesso».