Exposição Com a Co-Curadaria De Azzedine Alaïa Chega a Londres

A exibição estará no Design Museum, a partir de maio de 2018. Por: Vítor Rodrigues Machado -- Imagem: © D.R.

Atualização (11/05)

Foram finalmente reveladas as primeiras imagens desta exposição que homenageia o trabalho de Azzedine Alaïa e que, inclusivamente, contou com a sua ajuda na curadoria. Veja-as todas, na galeria, em baixo.

 

Artigo Original

Foi no final do passado mês de novembro que a indústria da moda acordou com uma triste notícia partilhada pela Federação Francesa de Alta Costura. Azzedine Alaïa ou Monsieur Azzedina Alaia como era respeitosamente tratado no meio, com 82 anos, tinha partido.

Em pouco tempo as redes sociais começaram a inundar-se de publicações onde, quer fosse através de fotografias ou de vídeo, figuras públicas e pessoas do meio prestavam a sua homenagem ao designer tunisino, que ao longo da sua carreira (com todas as suas criações) reinventou o mundo da moda e o estilo feminino.

Agora, cerca de um mês depois, o recém aberto Museu do Design, em Londres, prepara-se para honrar a obra do criador com uma exposição intitulada de Azzedine Alaïa: The Couturier, marcada para abrir portas durante o mês de Maio de 2018.

De acordo com o Telegraph, esta exibição que deverá estar disponível para visita até outubro do mesmo ano, estaria já a ser preparada por Mark Wilson em parceria com o criador que, pessoalmente, selecionou todas as peças que seriam expostas na exibição, antes da sua morte.

Em comunicado de imprensa, um dos porta-voz do museu revelou que «o Museu do Design irá agora apresentar esta exposição única planeada pelo próprio Alaïa, onde se explora a energia e paixão pelo mundo da moda, exatamente da mesma forma que este pretendia que fosse visto», acrescentando que «Azzedine Alaïa foi reconhecido ao longo do seu trabalho e vida como um mestre costureiro que expressava de forma intemporal a beleza feminina, ao nível mais refinado da Alta Costura».

Para além desta homenagem, o designer foi ainda relembrado no palco da última edição da entrega dos prémios Fashion Awards, por nomes como Stephanie Seymour, Veronica Webb, Naomi Campbell (que carinhosamente o apelidava de papa, e por quem tinha um carinho especial) entre muitos outros.