GIF Racista Leva Instagram a Banir GIFs das Stories

Reparou que ficou sem poder colocar GIFs nas stories do Instagram? Por: Joana Moreira -- Imagem: © Imaxtree

Tanto o Instagram como o Snapchat removeram temporariamente a função de adicionar GIFs às stories e mensagens nas aplicações. A mudança foi detetada este sábado, dia 10 de março, depois de alguns utilizadores terem descoberto um GIF racista.

De acordo com o site TechCrunch, a imagem em causa mostrava um contador digital de mortes de pessoas negras, que rodava com um macaco sob a alçada de um homem branco, que dizia ao animal para continuar o trabalho porque os valores só estavam a aumentar. A ilustração foi encontrada tanto no Instagram como no Snapchat, na extensão Giphy, que está disponível para ambas as apps desde fevereiro.

Depois de alguns utilizadores terem chamado a atenção das plataformas, o GIF foi retirado e a funcionalidade Giphy removida. Ao TechCrunch, um porta-voz do Snapchat confirmou a história: «Assim que tomamos conhecimento [disto], removemos o GIF e tornámos a Giphy indisponível até termos a certeza que isto não volta a acontecer… aguardamos pela equipa da Giphy para verificar tudo».

Também da parte do Instagram, a responsabilidade foi atirada para a ferramenta. Um porta-voz da rede social falou ao mesmo site: «este tipo de conteúdo não tem lugar no Instagram. Interrompemos a nossa integração com a Giphy enquanto eles investigam o assunto.»

Giphy alega bug

Culpando um bug (um erro no sistema), a Giphy respondeu, entretanto, ao TechCrunch: «Um utilizador descobriu um GIF ofensivo na nossa biblioteca e de imediato o removemos por violar as diretrizes de conteúdo do nosso serviço. Depois de investigarmos o incidente, concluímos que a imagem estava disponível devido a um bug nos nossos filtros de moderação de conteúdo que afetam especialmente GIFs. Já corrigimos o bug e re-moderámos todos os GIFs da nossa biblioteca. O staff da Giphy está a rever todos os GIFs um a um e deve acabar essa revisão em breve. Assumimos inteira responsabilidade pelos eventos recentes e pedimos desculpas a quem possa ter ficado ofendido».

Até à data de publicação deste artigo, tanto o Instagram como o Snapchat ainda não tinham reintegrado os GIFs da Giphy nas aplicações.