Ikea Vai Desenvolver Parcerias Com a Adidas, a Lego e Solange Knowles

Estas são apenas três das várias colaborações que a gigante sueca tem programada para 2019. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © cortesia Ikea

Não é estranho associar a Ikea a móveis de construção fácil, a artigos de decoração com preços mais acessíveis e, até mesmo, a almôndegas e cachorros quentes — que atire a primeira pedra quem nunca aproveitou um dia de compras na loja para fazer uma refeição na zona de restauração. Tal como, em breve, também não será estranho associar a gigante sueca às áreas do desporto, da música ou da tecnologia.

De acordo com o anúncio feito esta semana no Democratic Design Days (um evento da Ikea que acontece todos os anos em Almhut, Suécia) a marca vai tentar explorar os limites do design, e em especial do mobiliário, através de parcerias com marcas como a Adidas, a Lego e a Byredo; curadores musicais, como Solange Knowles; e visionários da indústria da Moda, como Sarah Andelman, fundadora da Colette.

O que esperar destas colaborações

Com a Adidas, em última instância, divisões da casa adaptadas à prática de actividade física: «Com a Adidas, queremos entender o que é que o bem-estar significa para as pessoas e qual o papel que os espaços habitacionais desempenham nessa ideia de bem-estar. Com isto, podemos criar lares que permitam melhores hábitos e uma vida mais ativa», refere o chefe de design da Ikea, Marcus Engman, em comunicado de imprensa.

Já com a Lego, o mote será (acima de tudo), diversão: «Vamos querer adicionar a brincadeira ao quotidiano das famílias», apontou Fredrika Inger, gerente da área de negócios para as crianças da Ikea.

Por sua vez, através da parceria com o coletivo artístico e musical criado por Solange Knowles, denominado Saint Heron, a Ikea espera conseguir perceber de que forma é que a arquitetura, o design, a arte e a música pode ganhar vida nas casas das pessoas.

Estas três parcerias estão ainda em fases de estudo embrionárias, não havendo, para já, informações sobre produtos concretos que possam surgir destas sinergias. No entanto, há novidades a chegar futuramente às lojas Ikea. Nos próximos dois anos, espera-se que seja lançada uma coleção pensada para as ocasiões festivas, composta por altifalantes, dispositivos com luz, copos e acessórios para festas, em parceria com a empresa de produtos eletrónicos Teenage Engineering; uma linha de aromas para casa com a assinatura da Byredo, conhecida marca de perfumes e velas de luxo; uma coleção de mobiliário e têxteis criada por designers da plataforma africana Design Indaba; uma nova coleção de objetos de decoração em parceria com o designer Martin Bergström e também uma coleção para a casa criada pela mulher que fundou a Colette, Sarah Andelman.

Para além destas futuras parcerias, recentemente, a gigante sueca uniu-se ao designer de moda Virgil Abloh, e à stylist de Lady Gaga, Bea Åkerlund.