Afinal Matt Damon Não Vai Aparecer no Filme Ocean’s 8

O realizador diz que a decisão se relaciona com a narrativa, mas uma petição poderá ser o real motivo. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R.

A um elenco feminino de luxo de Ocean’s 8 – que inclui Sandra BullockCate BlanchettRihanna, Mindy Kaling, Sarah Paulson, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter e a rapper Awkwafina -, era esperado que se juntassem vários nomes igualmente entusiasmantes. No final do ano passado foram mesmo anunciadas as participações especiais de Katie Holmes, Kim Kardashian e Matt Damon, mas, afinal, este último não vai aparecer no filme.

De acordo com o realizador, as cenas em que o ator, que interpreta a personagem Linus Caldwell nos filmes da trilogia, assim como Carl Reiner (que dá vida a Saul Bloom), terão sido eliminadas por uma questão lógica da narrativa na altura da edição: «[escolher os cameos] é um processo eclético: como se encaixa na história e como a narrativa se desenrola?», sublinhou Gary Ross, numa entrevista ao The Hollywood Reporter na apresentação de Ocean’s 8. «Neste, mais do que em qualquer outro filme, desenvolvi um processo de edição mais extenso, em que brinquei com umas coisas e descobri outras. Nunca antes tinha gravado mais cenas depois de ter realizado o filme, mas num filme conjunto ou sobre um assalto é preciso continuar a desenvolvê-lo», acrescentou.

Relativamente ao caso específico de Matt Damon, o realizador explicou ainda que não utilizou as cenas do ator por questões relacionadas com a própria história: «Há várias pessoas, que foram amáveis para nós que, apenas por questões editoriais e da narrativa, não aparecem e outras que sim. Acabámos por gravar provavelmente mais 10 dias depois, por isso há muito material e muita construção. Mas no final resume-s tudo à narrativa».

Terá o público influenciado esta decisão?

Apesar de Ross ter explicado que a ausência do ator não estará relacionada com o caso, é impossível dissociar a eliminação das cenas de Matt Damon com o movimento #MeToo. Depois de este ter realizado comentários controversos sobre assédio sexual e conduta imprópria a propósito do caso de Harvey Weinstein, no ano passado, os fãs de Ocean’s 8 iniciaram uma petição para o retirar do filme. Nesta – que conseguiu, até à data da publicação deste artigo, 28 851 das 30 mil assinaturas que tinham como objetivo – era alegado que a participação de Damon iria «trivializar a natureza séria das acusações» ao produtor de Hollywood, assim como «demonstrar um profundo desrespeito pelas corajosas mulheres que revelaram os casos».

O filme já chegou às salas de cinema americanas, mas para o ver em Portugal tem de esperar até ao final desta semana, uma vez que Ocean’s 8 só estreará no grande ecrã a 14 de junho. Até lá pode entrar no espírito do #girlpower vendo o trailler oficial ou o vídeo de promoção.