Mind Fitness Um Novo Conceito de Exercício Para Treinar a Mente

Ter em conta os sentimentos. É essa a proposta de uma nova forma de fazer exercício que também muda o humor. Fotos: © Imaxtree.

Se é verdade que uma mente confusa e agitada provoca tensão nos músculos, um corpo equilibrado também tem a capacidade de acalmar a mente. É nisso que se baseia o mind fitness, a última grande tendência nos Estados Unidos e na Europa quando se fala de exercício físico. A ideia é ter em conta o estado de espírito dos alunos no momento de definir como vão movimentar o seu corpo trata-se de um misto de ginásio e terapia, que procura ter benefícios psicológicos através de atividade física. E vice-versa.

A guru de fitness Rupa Metha, baseada em Nova Iorque, é uma das pioneiras deste movimento e desenvolveu, em 2003, o método Nalini. No seu livro 7 Workouts for 7 Moods (7 Exercícios para 7 Estados de Espírito), a escritora descreve várias emoções que podem ser alteradas ou intensificadas através da prática de exercícios específicos: raiva, energia, stress, felicidade, calma, ansiedade e dúvida. Depois de identificado o estado de espírito do aluno, este recebe um mantra de motivação. Chega, então, a hora de se movimentar. «A pessoa tem que conseguir entender o seu ânimo para, em seguida, conseguir agir sobre ele através do exercício físico», diz. O método mistura exercícios na barra, trabalho de força e treino de resistência, com momentos de pura observação que incentivam o aluno a conhecer melhor o seu estado de espírito. Se a questão é o stress, por exemplo, o início do treino consiste em ficar sentada por alguns minutos, manter-se calada e simplesmente sorrir.

Depois seguem-se uma série de agachamentos, com o corpo apoiado na parede e as mãos juntas à altura do peito. A ideia é interromper o pensa- mento, com um movimento fácil, que inclua esforço físico moderado. «É um conjunto de exercícios simples e eficazes, que ajudam as pessoas a voltarem ao seu centro», diz Rupa.

Outra treinadora pessoal que adotou esta metodologia é a espanhola Sandra Pino. Depois de muito treinar para ganhar competições de body fitness em Espanha, Sandra acabou por se sentir destabilizada emocionalmente, até que se cansou. «Comer de forma saudável, treinar com regularidade e policiar to- dos os pensamentos tem impacto na saúde. Mas a psicologia é o pilar mais importante», diz ela, agora psicóloga e autora do livro Fitness Emocional (disponível em sandrapino.es). Segundo ela, eliminar pensamentos tóxicos com a ajuda de exercícios é simples, desde que se consiga identificá-los. Passa a explicar: «A missão de uma emoção é ensinar algo. O medo, por exemplo, é só o aviso de que vamos enfrentar algo importante para nós e que devemos estar alertas. Se aceitarmos essa mensagem, é mais fácil encarar o desafio e superá-lo com sucesso». A psicóloga aposta no ioga e na dança para entrar em harmonia e ultrapassar limitações. Ela garante que a combinação das duas modalidades tem resultados extraordinários. «Os alunos sofrem transformações reais, passam a tomar melhores decisões, assumem mais riscos e comprometem-se mais a alcançar novos objetivos».

Em São Paulo, Brasil, o gerente técnico do ginásio Les Cing Gym concorda com Sandra Pino: «Modalidades como caminhada, corrida e ciclismo fortalecem as conexões neurológicas, o que gera maior lucidez e capacidade de raciocínio». Para quem está agitado, Sandra sugere um conjunto de atividades que têm como objetivo devolver a calma, mas avisa também que abrandar,tomar consciência da respiração e relaxar os músculos é um processo que leva tempo e que se vai conseguindo aos poucos. Para quem anda desanimado ou apático, o conselho passa por escolher estímulos mais divertidos como aulas coletivas.

 

Este artigo foi originalmente publicado na ELLE de Abril de 2017.