Novo Anúncio da Pepsi Com Kendall Jenner Gera Controvérsia

A marca está a ser bastante criticada nas redes sociais. Fotos: © D.R.

A internet não está satisfeita com o novo vídeo publicitário da Pepsi, Live For Now Moments Anthem. Até porque o anúncio protagonizado por Kendall Jenner está agora a ser acusado de tentar capitalizar a atual situação político-social americana.

Uma acusação que se baseia essencialmente em quatro motivos: o protesto, a falta de coerência da marca, a apropriação de imagens associadas a movimentos sociais marcantes, como o #BlackLivesMatter e o facto de Jenner representar a América mais privilegiada, sendo branca e de classe alta.

Começando pelo princípio, o vídeo começa com um protesto, cujo motivo não é claro, que é apresentado de forma ligeira, como se fosse algo trendy e trivial.

A segunda questão está ligada à incoerência da marca, que sempre optou por nunca se associar a nenhum tipo de causa ou movimento, como outras fizeram, mas que agora usa este género de assuntos para criar um campanha publicitária.

Já o terceiro, que é também o ponto mais sensível, está relacionado com o momento em que Kendall Jenner se junta ao grupo, para no final entregar uma Pepsi a um polícia (como se fosse algum tipo de símbolo), que é claramente uma recriação da imagem icónica capturada em em Baton Rouge, quanto uma protestante do movimento Black Lives Matter foi presa.

Por último, o quarto ponto incide na questão da representativade, devido sobretudo ao lugar privilegiado que a modelo ocupa na sociedade norte-americana, por ser de classe alta e branca.

Com o objetivo de criar uma ligação emocional entre o produto e o consumidor, a Pepsi acabou por provocar exatamente o efeito contrário. No Instagram por exemplo há já quem peça um boicote à marca, com o hashtag #BoycottPepsi .

Veja o vídeo, em baixo.

 

[Atualização 6 de abril, 12:30H] O vídeo publicitário acabou por ser apagado pela Pepsi, que pediu desculpa a Kendall Jenner e declarou em comunicado que «A Pepsi estava a tentar difundir uma mensagem global de unidade, paz e compreensão. Claramente falhámos o objectivo, e pedimos desculpa. Não quisemos trivializar nenhum assunto sério. Vamos remover o conteúdo e cancelar outros actos de divulgação. Pedimos também desculpa a Kendall Jenner pela posição em que a colocámos».