Dupla Portuguesa Sagra-se Campeã da Europa em Canoagem

Teresa Portela e Joana Vasconcelos conquistaram o ouro europeu na prova K2 200 metros. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © Facebook Teresa Portela

As canoístas portuguesas Teresa Portela, 30 anos, e Joana Vasconcelos, 27 anos, são as novas campeãs da Europa em K2 200 metros. Bastaram 37,055 segundos para a dupla feminina vencer a prova final do campeonato europeu de canoagem, que aconteceu ontem em Belgrado, na Sérvia.

«É sempre bom ganhar uma competição, ainda por cima o campeonato da Europa. (…) Esta prova veio dar-nos algum alento para continuarmos a preparar o Mundial», referiu Teresa Portela no final da prova, em declarações à RTP. Também Joana Vasconcelos se mostrou muito satisfeita com a conquista do ouro e referiu estar focada no campeonato do mundo, que irá decorrer pela primeira vez em Portugal de 22 a 26 de agosto, em Montemor-o-Velho. «Foi uma prova bastante boa, mas também muito disputada. Demos o nosso melhor. (…) Agora é continuar o trabalho e preparar o Mundial», afirmou a canoísta.

As portuguesas ficaram à frente das canoístas russas Natalia Podalskaya e Vera Sobetova, em segundo lugar, e das polacas Dominika Wlodarczyk e Katarzyna Kolodziejczyk, na terceira posição. No Instagram, Joana Vasconcelos e Teresa Portela aproveitaram para agredecer ao treinador de ambas, Hélio Lucas Araújo, e parabenizar o colega Fernando Pimenta, que venceu três medalhas no campeonato europreu (o ouro em K1 1000 metros, a prata em K1 5000 metros e o bronze em K1 500 metros).

https://www.instagram.com/p/Bj23h1SHdFy/?taken-by=joana_vasconcelosss

https://www.instagram.com/p/Bj2pzIqHIw-/?igshid=6dkgv9ob4155&utm_source=fb_www_attr

Este é o segundo grande título que as canoístas Teresa Portela e Joana Vasconcelos, ambas atletas do Benfica, vencem no espaço de um mês: em maio, a dupla trouxe para Portugal a medalha de bronze na prova de K2 500 da primeira etapa da Taça do Mundo, que se realizou na Hungria.

Teresa Portela é considerada uma das melhores canoístas portuguesas da atualidade, tendo já participado em três Jogos Olímpicos (Pequim 2008, Londres 2012, onde alcançou um sexto lugar em K4 500 metros, e Rio 2016). Já Joana Vasconcelos conta com uma participação olímpica no currículo (Londres 2012).