TripAdvisor Vai Sinalizar Hotéis Com Relatos de Assédio Sexual

Os avisos vão surgir nas páginas do site sempre que estiver a rever informação sobre a estância. Por: Vítor Rodrigues Machado -- Imagem: © GTRESONLINE.

Estamos acostumados a pensar em hotéis como espaços neutros, calmos, onde o acontecimento mais dramático do dia é a empregada da limpeza não lhe trocar a roupa de cama. No entanto, essa ideia não corresponde a realidade, e por isso, de agora em diante (tanto no site como na aplicação) o TripAdvisor vai passar a avisar os seus utilizadores sobre hotéis, resorts, ou outras estâncias de férias que estejam relacionados com histórias de violação, assédio sexual, ou descriminação.

Em comunicado, o porta-voz do TripAdvisor afirmou que «Decidimos introduzir este novo ”selo” que será mostrado nas páginas quando um problema relacionado com um hotel seja reportado em meios de comunicação credíveis».

Esta medida já está a ser implementada no site, e aparecerá na forma de uma notificação (onde que não tem qualquer tipo de informação sobre que tipo de ocorrência) que surgirá início da página, onde se pode ler: «O TripAdvisor tomou conhecimento dos recentes comunicados ou eventos dos meios de comunicação social referentes a esta propriedade que pode não estar refletidos nas avaliações encontradas neste anúncio. Por conseguinte, poderá realizar uma pesquise adicional relativamente a informação sobre esta propriedade enquanto planeia a sua visita», como pode ver em baixo.

 

A história de abuso que fez com que esta medida fosse tomada

Recentemente, o TripAdvisor viu-se envolvido num enorme escândalo, depois ter sido publicado num jornal norte-americano o caso de uma mulher que acusou o site de ter apagado (por diversas vezes) os comentários deixados por ela na página do hotel Iberostar Paraiso, no México, onde revelava ter sido violada por um segurança.

De acordo com um testemunho prestado pela própria ao Sentinel Journal, do Milwauke, tudo acorreu em outubro de 2010, quando Kristie Love, de 35 anos, depois de ter saído à noite, notou que o cartão do seu quarto não funcionava. Assim sendo dirigiu-se até ao lobby para tentar resolver a situação tendo encontrado pelo caminho um segurança da estância, que se aproveitou do momento para a violar.

Love, após ter prestado queixa na polícia, decidiu publicar a história no TripAdvisor, na caixa de comentários para alertar as pessoas, tendo este sido removido por diversas vezes pelo site.

Sete anos depois, o site decidiu emitir um pedido de desculpa e acrescentar este novo “selo” nas suas páginas.