A Casa na Pradaria de Filipe Faísca Fica (e Borda-se) na Madeira

Vestidos esvoaçantes, bordados tradicionais e um ambiente campestre a lembrar a mítica série. Por: Joana Moreira -- Imagens: © Ugo Camera.

A origem do bordado da Madeira remonta ao século XV, mas foi a principal inspiração para o outono-inverno 2018-19 de Filipe Faísca. Na 50ª edição da ModaLisboa, que terminou este domingo, o designer revisitou o artesanato português numa coleção carregada de memórias a que chamou «6 sentido».

«É uma coleção muito romântica, muito campestre, em que primam os bordados da Madeira», contou à ELLE a poucos minutos do desfile. Revelando estar tremendamente «orgulhoso por mostrar o artesanato português no seu maior potencial», Faísca iniciou a apresentação da nova coleção com um pequeno vídeo em que as costureiras tradicionais produzem o reconhecível bordado.

Passeio pelo interior da Madeira

Depois, foi a hora das modelos, elegantemente calçadas em Roger Viviver, pisarem a passerelle. Numa referência imediata ao cenário de Casa na Pradaria, desfilaram pelo Pavilhão Carlos Lopes uma série de túnicas e vestidos, leves e esvoaçantes, que nos fazem questionar a estação a que esta coleção se destina. Mas seja esta mais apropriada para a estação quente ou não, uma coisa é certa: nos minutos finais, quando as modelos desfilavam ao som de What a Wonderful World, de Louis Armstrong, era impossível não nos sentirmos transportados para o interior verde da Madeira.

Neste ambiente bucólico e primaveril, o romantismo exacerbado do bordado foi intensificado pelos materiais – vingou o linho, a seda, a viscose e a lã – e pelos tons usados – o branco, o cru, o preto, e o vermelho foram o cerne da paleta cromática com que se pinta a coleção que marca a 24ª participação do criador na ModaLisboa.

Para fechar, e repetindo o feito do ano passado, Filipe Faísca atravessou a sala para cumprimentar o público – muito do qual aplaudiu de pé – de mão dada, desta vez não com Maria Borges, mas com Filipa Térrio, sua designer assistente.

Veja alguns detalhes do desfile na galeria abaixo.