Dicionário de Moda: Cinco Modelos Básicos de Jeans

Tudo que precisa saber para se tornar numa expert. Fotos: © Imaxtree.

LT_S

Sabe como se distingue umas jeans com corte flare de bootcut? Ou então, o que torna as boyfriend tão diferentes? É isso mesmo que pretendemos desmistificar aqui. Para isso, trazemos-lhe cinco modelos básicos de calças de ganga e explicamos como se caracterizam.


  • Boyfriend Jeans

    Este é talvez um dos modelos mais recentes (tanto em termos de visibilidade como de nomenclatura). Basicamente, as boyfriend são aquelas calças um pouco mais largas, confortáveis e com um gancho maior, que parecem ter sido – ou foram mesmo - roubadas ao namorado.


  • Flare Jeans

    As flare, também conhecidas por calças à boca de sino, são um tipo de calças-híbrido. Isto porque o seu molde resulta da fusão entre umas skinny e umas palazzo mais contidas. Combinando características destes dois modelos, são justas até à zona do joelho, e daí em diante alargam.


  • Straight jeans

    Dispensa qualquer tipo de apresentação. O modelo straight é talvez o mais conhecido e o mais popular desde que se inventou a ganga. Popularizadas por Levi Strauss com as icónicas 501, no seu molde, cada perna é um retângulo perfeito.


  • Skinny Jeans

    Este é talvez o modelo mais popular dos últimos tempos. Tal como o nome indica, as skinny jeans são aquelas calças bem justas, em que o corte vai afunilando desde o gancho das calças até ao final da perna. Por norma usam na sua construção uma combinação entre a ganga e o elastano - ou outro tipo de fibra elástica para que sejam mais confortáveis, no entanto, não é uma característica obrigatória.


  • BootCut Jeans

    O modelo BootCut é um meio termo entre as flare e as straight. E tal como as anteriores o seu nome dá uma pista acerca do seu molde. São direitas até à zona do joelho, e daí para baixo abrem ligeiramente de forma a poder acomodar facilmente umas botas.