Gucci Transporta Universo Fantástico para Coleção Cápsula

O cenário surrealista criado tem como personagens principais as modelos que usam peças da marca. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R.

Para Alessandro Michelle, a barreira entre Moda e arte é muito ténue e o apoio a artistas emergentes é recorrente. Num ano em que o diretor criativo da marca aposta numa Gucci surrealista – o próprio desfile de outono envolveu-se num imaginário utópico, trazendo cabeças soltas e dragões à Semana da Moda de Milão -, o designer juntou-se ao jovem artista espanhol Ignasi Monreal para lançar uma coleção exclusivamente online que partilha esse conceito.

#GucciHallucination chegou ao site da marca esta quarta-feira, dia 11 de abril. É uma coleção de edição limitada, em que obras como a pintura Ophelia, de John Everett Millais, ou The Garden of Earthly Delights, de Hieronymus Bosch – ambas expostas em museus em Londres – são adaptadas à estética da Gucci.

Ignasi Monreal criou ilustrações digitais em nove sweatshirts e nove t-shirts diferentes. De cada modelo de t-shirt existe apenas 200 unidades, e 100 no caso das sweatshirts, todas identificadas com um número de série. Cada peça é entregue numa embalagem personalizada igualmente com o trabalho do artista.

Parceria estabelecida

Esta não é a primeira vez que Ignasi e a marca italiana trabalham juntos. O jovem espanhol é o artista por trás das campanhas publicitárias da Gucci para a primavera 2018, espalhadas por murais em Nova Iorque, Milão e, mais recentemente, no Reino Unido.

Começou por fazer parte do projeto #GucciGram, idealizado pelo diretor criativo Alessandro Michele em 2015, que envolvia uma série de ilustradores internacionais. Ignasi Monreal apresentou uma «interpretação extremamente expressionista do corpo feminino», baseada na imagem de celebridades, músicos e modelos, pode ler-se no descritivo da sua ilustração no site.

Inspirado na mitologia grega e romana, criou ainda a campanha e o o catálogo de presentes para a época de férias de 2017. O seu trabalho serviu também para o lançamento do perfume Gucci Bloom nas capitais da Moda americana e italiana.

Veja na galeria, em baixo, as peças com o universo fantástico de Ignasi Monreal estampado.