O Inverno das Chelsea Boots

Um modelo histórico que se tornou uma das grandes tendência desta estação. Fotos: © D.R.

Este Inverno estão em todo o lado. Os botins rasos, justos no tornozelo, com elásticos de lado, em diferentes materiais (pele, camurça e até com purpurinas). Identifica a tendência, mas sabe o seu nome? Conhece a sua história?

 

Chamam-se Chelsea Boots e a sua criação remonta à Inglaterra do século XIX. Na verdade, foi o sapateiro da rainha Vitória – ela própria uma fã! – que patenteou o modelo em 1851. Usadas por homens e mulheres, tanto no dia-a-dia como para montar a cavalo, foram populares na Europa até ao início da primeira guerra mundial.

 

Nos anos 50 e 60 do século XX as Chelsea Boots tiveram um comeback na Swinging London e foi aí que foram “batizadas”. Adotadas pela mod scene, andaram nos pés dos Rolling Stones e dos The Beatles – consta que Paul McCartney e John Lennon gostaram tanto de umas Chelsea Boots que viram numa montra em Londres que encomendaram vários pares, com um salto ligeiramente mais alto a um criador de sapatos para teatro, uma versão que ficou conhecida como Beatle boots. Tornaram-se assim um acessório indispensável à “tribo” Mod, que as usava essencialmente com fatos de calça e casaco, e que se reunia na King’s Road, situada na zona londrina de Chelsea. E está explicado o nome.

 

De volta ao Inverno de 2017. São uma opção versátil, que se adapta perfeitamente a vários looks (saia curta com collants, jeans rasgados com sweater, leggings com camisola XL em lã). Seja qual for a cor ou o material, totalmente rasas ou com um pequeno salto, com elásticos laterais ou zip (uma versão mais recente), têm de ser confortáveis. De entre as muitas versões existentes, elegemos umas da ECCO (linha Shape). Em pele preta lisa ou em croco (as nossas preferidas!) são tão fáceis de usar com tudo que merecem fazer parte de qualquer guarda-roupa. Especialista em sapatos confortáveis, a ECCO (pt.ecco.com) conseguiu um compromisso nem sempre fácil entre uma peça 100% tendência e que é, ao mesmo tempo, absolutamente confortável.

 

Se ainda não comprou as suas Chelsea Boots vai muito a tempo. Elas já cá andam há centenas de anos e prometem não ir embora tão depressa…


  • Chelsea Boots ECCO (linha Shape)


  • Chelsea Boots ECCO (linha Shape)