Sobrevivíamos ao Inverno Só Com as Parkas-Camisola de Gonçalo Peixoto

E com aquele casaco acolchoado fúschia. Por: Joana Moreira -- Imagens: © Ugo Camera

Com a chuva a temperar esta edição da ModaLisboa, ninguém diria que nos estamos a aproximar da primavera. A meteorologia deu o mote à coleção de Gonçalo Peixoto que basicamente criou as peças-chave para o guarda-roupa do próximo inverno.

O designer do Porto inspirou-se nas auroras boreais para criar uma coleção sporty mas, acima de tudo, contemporânea que pisca – nada discretamente – o olho a públicos millennial.

Tirando partido dos metalizados e dos tecidos com brilho, Peixoto jogou com os volumes e as assimetrias, com contrastes de matte e brilho, criando peças com formas loose e absolutamente desconstruídas – veja-se o casaco acolchoado absolutamente recortado que fechou o desfile.

Sempre a caminhar num equilíbrio entre volumetria e sofisticação, fazendo sobreposições múltiplas, roubam o show as parkas-camisola, que serão seguramente um bom aliado contra a estação fria.

Brilhos e logomania 

As malhas em Gonçalo Peixoto surgiram em forma de vestidos ou combinação camisola e calças, para looks na íntegra feitos neste tecido. Mas com um detalhe: o brilho, sempre presente – até nas meias, colocadas com irreverência sobre os sapatos.

E se a logomania tem sido uma tendência crescente nos últimos tempos, volta a ser confirmada no desfile do jovem designer. Vimos «Gonçalo Peixoto» escrito em peças por diversas vezes, mas foi facto consumado a entrega do criador a esta tendência com o look total em cinza e azul.

Óculos em vista

Se a roupa não fosse o suficiente para nos convencer que Gonçalo Peixoto é um nome a reter no que à nova vaga de designers nacionais diz respeito, a primeira linha de eyewear do criador portuense fá-lo-ia. Nela cabem os óculos de todos-os-dias, pretos – claro – e, como o próprio diz, com ironia (ou não), «perfeitos para ir ao supermercado». Mas há também modelos para os que procuram fugir ao clássico, com óculos em laranja ou rosa-choque para um look que grita I wanna stand out.

Veja todos os looks do desfile, aqui.