Os Desfiles da ModaLisboa Disseram «Bye Bye» às Calças Skinny

O modelo esteve fora de todas as coleções apresentadas. Por: Vítor Rodrigues Machado -- Imagens: © Ugo Camera.

No início do ano passado, um artigo publicado na ELLE de janeiro, escrito por Bibby Sowray, anunciava a morte de um dos modelos mais amados e usados pela população mundial: as skinny jeans. Muitos poderão ter sido os que contestaram este anúncio, mas a verdade é que as provas são concretas, e na última edição da ModaLisboa esta tipologia de calças foi definitivamente excluída do léxico das coleções apresentadas pelos designers portugueses, que as substituíram por vários modelos de corte mais descontraído.

As pantalone, ou pata de elefante foram, provavelmente, uma das mais usadas pelos criadores nas suas coleções, com designers como Gonçalo Peixoto (que optou por arriscar e construí-las em malha), Kolovrat, e Carolina Machado (que transformou o molde do modelo, acrescentando-lhe painéis laterais e aberturas frontais).

Como não poderia deixar de ser, e porque são literalmente um clássico, as calças em linha reta (ou straight) fizeram questão de marcar presença nos desfiles de marcas como Awaytomars, Carolina Machado, Ricardo Andrez, Ricardo Preto, e Luís Carvalho. Este último inovando nos modelos que apresentou, não só através dos tecidos usados na sua confecção (como o vinil em vermelho), mas também através do molde: o designer optou por acrescentar-lhes duas pregas frontais visíveis, para que as calças abraçassem melhor a cintura, tornando-a mais marcada.

Quem também fez notar a sua presença na passarelle da sala de desfiles foram as calças à boca de sino. Carolina Machado e Imauve foram duas das marcas a trazer de volta este modelo que nos anos 70 tantos usaram, e que no início do século XXI regressou com a cintura descaída (veja-se o videoclipe de Britney Spears para a música I’m A Slave 4 You), instalando-se no guarda roupa de provavelmente todos aqueles que conhece.

Para além destes modelos claramente predominantes, houve ainda espaço para algumas menções honrosas como foi o caso do modelo cropped em vinil apresentado por Carolina Machado; as culottes no desfile de Dino Alves; as calças de cintura baixa criadas por David Ferreira; ou as icónicas cigarrete, cobertas de folhos no desfile de Imauve.