Molas de Cabelo e Óculos «Matrix» no Desfile de Alexander Wang

Os óculos do icónico filme de 1999 convivem com um dos acessórios de cabelo mais mal-afamados de sempre. Por: Joana Moreira -- Imagens: © Imaxtree

Sair em grande. Podia ter sido este o mindset de Alexander Wang para o desfile deste fim-de-semana. A despedida do designer da Semana de Moda de Nova Iorque (Wang vai passar a apresentar fora do calendário tradicional, com desfiles em junho e dezembro) fez-se através de uma viagem ao universo futurístico do passado.

Contrassenso? Nem por isso. Para apresentar a coleção de outono-inverno 2018-19, Wang foi beber inspiração direta ao icónico filme dos irmãos (agora irmãs) Wachowski, Matrix. Preto total, casacos longos, cabedal, referências aos anos 90 em todo o lado e o regresso dos óculos de sol pretos pequenos cuja agressividade é desculpável para quem quer encontrar neles algo de sexy.

A reminiscência ao futuro Sci-Fi do filme protagonizado por Keanu Reeves no outro milénio não é pontual. Pelo contrário, percorreu todos os looks que desfilaram num antigo escritório na Times Square, o inusitado local escolhido para o desfile. Modelo atrás de modelo, a sequência confirmava a suspeita: autênticas matrix vibes a acontecer – Neo, Trinity, Morpheus, são vocês?

E se os óculos roubam grande protagonismo nos primeiros instantes do desfile, bastou a primeira modelo voltar as costas para o derradeiro reencontro: a mola de cabelo. É discutivelmente um acessório de cabelo chave dos anos 90 e um dos acessórios mais mal-afamados de sempre. Ainda assim, acabou de penetrar na New York Fashion Week, portanto avizinham-se tempos de ódio ao objeto, seguido de ligeira aversão, indiferença e, por fim, aceitação. É dar-lhe uns meses e vê-lo produzido em massa e nos cabelos de qualquer nova influencer no Instagram.

Mas se a designação «mola» pode parecer pouco millennial (o que quer que isso seja), isso parece ser facilmente contornável, já que o pequeno objeto de metal está a ser referido como «banana clip».

Pronto para um throwback? É esperar até ao próximo outono para o ver explodir.

Veja, na galeria abaixo, as imagens do desfile, com destaque para os dois acessórios.