Zara Vai Lançar Sistema de Realidade Aumentada nas Suas Lojas

O novo sistema será instalado em 120 lojas selecionadas da marca do grupo Inditex. Por: Vítor Rodrigues Machado -- Imagem: © Inditex.

Depois de ter instalado o sistema de pagamento automático, em algumas lojas em Espanha, e de ter aberto o primeiro ponto de venda «Click & Collect», em Westfield Straford City, no Reino Unido, a Zara prepara-se para dar mais um passo rumo a um futuro mais digital, com a instalação de um sistema de realidade aumentada em 120 lojas por todo o mundo.

Esta tecnologia inovadora permitirá a todas as clientes – assim que apontarem os seus telemóveis para pontos específicos e indicados, como pódios ou montras – ver as modelos Léa Julian e Fran Summers ganhar vida nos ecrãs dos smartphones como se de um holograma se tratasse. As modelos vão desfilar, falar e posar com as peças da coleção que as utilizadoras poderão, apenas com o toque de um dedo, selecionar e comprar.

Para poder usufruir desta nova funcionalidade que estará disponível durante duas semanas a partir do próximo dia 15 de abril, deverá fazer download da aplicação Zara AR, que poderá ser descarregada dentro das lojas através do Wi-Fi disponibilizado.

Também a partir de casa será possível ter acesso a este novo sistema de realidade aumentada. De acordo com a Reuters, no entanto, este só poderá ser usado em casa por quem comprar algo da loja online.

Esta nova tecnologia, que a marca incentiva a ser partilhada pelos seus utilizadores em redes sociais com Instagram ou Twitter, é uma tentativa de atrair clientes de gerações mais envolvidas com a tecnologia (como Millennials ou Geração Z) à marca.

Realidade aumentada na Moda

Apesar de inovadora, este não é o primeiro caso de uma marca da indústria da moda a instalar um sistema de realidade aumentada. No passado mês de setembro, a Burberry lançou na sua aplicação uma ferramenta que permite ao utilizador (re)decorar o mundo que o rodeia com desenhos inspirados no universo da marca britânica.

Entre outras marcas que se lançaram no universo da realidade aumentada estão a Uniqlo, a Converse, a Topshop, o Ikea, a Rimmel, a Gap ou a L’Oreal.

 

Atualização (11/04/2018): 

A experiência da realidade aumentada vai estar disponível em duas lojas em Portugal, pode ler-se num comunicado enviado às redações. A nova tecnologia será aplicada nas lojas Zara do Colombo, em Lisboa, e do NorteShopping, no Porto. A funcionalidade vai estar disponível a partir de amanhã, dia 12, e durante a próxima quinzena.