Estas Celebridades Querem Salvar os Oceanos

De Jack Johnson a Scott Eastwood, todos têm uma causa. Imagens: © D. R.

Seis celebridades. Seis projetos diferentes. Uma só mensagem para o mundo: vamos salvar o oceano.

Jack Johnson
EM SINTONIA COM A NATUREZA
Quem é? Cantor de profissão, humanitário por paixão aos mares. Ex-surfista profissional, cresceu no meio do mar do Hawai e, agora, utiliza a sua notoriedade para educar os mais novos sobre o ambiente.
Qual é o projeto? Em 2003, criou a Kokoa Hawai Foundation com a sua mulher, para apoiar a educação ambiental no Hawai.
Qual é a sua Message in a Bottle? «Percam tempo a criar uma ligação com o mundo natural à vossa volta. Incentivem essa conexão com as vossas crianças e partam à aventura com a vossa família pela natureza. Depois, pensem numa forma de retribuir à natureza tudo o que ela vos dá».

Nadya Hutagalung
POR UM MAR LIMPO
Quem é? Modelo e apresentadora australiana, usa a sua presença mediática na Ásia para sensibilizar as pessoas a cuidarem do planeta.
Qual é o projeto? #cleanseas é um projeto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, criado pelo ator Adrien Grenier, que pretende envolver os governos e a sociedade no combate a um mar sem lixo.
Qual é a sua Message in a Bottle? «Pais, levem as vossas crianças a explorarem a natureza sempre que possível. Centros comerciais ou parques temáticos não contribuem em nada para o enriquecimento pessoal nem para os inspirar a querer proteger o que é deles».

Scott Eastwood
AMAR OS OCEANOS
Quem é? Filho de Clint Eastwood e também ator, pode reconhecê-lo do lme Suicide Squad. Mas foi como rosto das fragâncias Davidoff que começou a envolver-se na campanha de limpeza de praias.
Qual é o projeto? A campanha Love the Ocean do projeto dos Mares Prístinos, da National Geographic, tem como missão proteger 10% dos oceanos mundiais até ao ano de 2020.
Qual é a sua Message in a Bottle? «Uma hora do seu tempo, um pedaço de lixo apanhado da praia. Toda a gente pode fazer a diferença. O oceano é demasiado importante para o nosso planeta e para as nossas vidas».

Laura Vandervoort
PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS
Quem é? Do seu currículo constam séries de televisão que provavelmente conhece e se calhar até seguiu, como Smallville ou Bitten. No entanto, também pode conhecer esta atriz canadiana pelo seu papel como porta-voz da PETA – People for Ethical Treatment of Animals.
Qual é o projeto? Em 2014, participou na campanha internacional Confined and Scared contra os espétaculos com orcas e baleias em cativeiro nos parques temáticos Sea World.
Qual é a sua Message in a Bottle? «Tente deixar o mundo um lugar me- lhor do que quando o encontrou».

James Jagger
OBJETIVO: ZERO PROBLEMAS
Quem é? Filho de um dos maiores ícones da música mundial, é na representação – e também como imagem das fragâncias Emporio Armani – que tem mostrado o que vale. Aproveitando a sua notariedade, criou um projeto para ajudar a irradicar os principais problemas dos oceanos.
Qual é o projeto? Project Zero é um movimento global cujo objetivo é celebrar, restaurar e proteger os oceanos. O arquipélago dos Açores é um dos focos principais de ação deste projeto.
Qual é a sua Message in a Bottle? «Quando comprarem marisco, façam escolhas sustentáveis, dado que procura dita o ritmo de exploração».

Maggie Q
EM NOME DA VIDA SELVAGEM
Quem é? Atriz, vegetariana e ativista ( e apaixonada) dos direitos dos animais, Maggie Q recebeu o Wildfire Champion Award da organização WildAid em 2015 pelo seu trabalho com animais marinhos.
Qual é o projeto? A WildAid tem como missão principal a educação e sensibilização das pessoas de forma a reduzir a procura por produtos que têm origem na vida selvagem.
Qual é a sua Message in a Bottle? «Seja consciente das escolhas que faz e esteja atento aos efeitos residuais que elas têm noutros seres vivos. O nosso propósito não é causar sofrimento, mas sim aliviá-lo».